Durante o curso os alunos puderam observar a tipologia alagável igapó e visualizar na prática caracteríscas que servem para a classifiação dessas áreas como tal. Aprenderam ainda a diferenciação entra as áreas úmidas amazônicas, ecofisiologia de árvores de ambientes úmidos, sucessão em florestas de várzea, dendrocronologia, dendroclimatologia, dinâmica e balanço de estoques de carbono em florestas alagáveis. Além dos usos e manejos dessas áreas.
Nas atividades de campo os alunos aprenderam a fazer um levantamento florístico com estabelecimento de parcelas, medição de diâmetro à altura do peito (DAP), altura das árvores e das cotas de inundação de cada parcela. Acompanharam o trabalho de identificação das espécies pelo parataxônomo do INPA, José Ramos. Bem como puderam escolher as espécies a partir do levantamento e extrair amostras de madeiras para análises dendrocronólogicas.
Ao final da disciplina os alunos apresentaram um seminário contento os principais resultados levantados em campo. Dados fitossociológicos, estruturais e de diversidade foram apresentados para cada área levantada e em comparação as duas áreas. Os alunos ainda apresetaram os estoques de carbono calculados por eles, fizeram estimativas de incremento anuais de madeira e puderam estimar a idade dos indivíduos levantados por eles.
Os professores ficaram muito satisfeitos com o desempenho e participação dos alunos. Ao final da disciplina os alunos fizeram uma avaliação da mesma e mostraram se felizes com os novos conhecimetos adquiridos ao longo das duas semanas de atividades.
Por Deborah Castro, 11/11/2013.
Para dúvidas e sugestões, entre em contato conosco através do e-mail: peld.maua.manaus@gmail.com
Para visualizar outras informações desse gênero clique em voltar.
Aconteceu entre os dias 21 de outubro e 04 de novembro de 2013 o Curso de campo 'Fitogeografia, ecofisiologia, crescimento e manejo sustentável de florestas alagáveis Amazônicas" ministrado pelos professores Florian Wittmann (PELD MAUA) e Jochen Schöngart (PELD MAUA) no Parque Nacional do Jaú (PARNA JAÚ) um dos sítios PELD MAUA. O curso contou com a participação de 14 alunos oriundos dos cursos de pós-graduação do INPA e da UFAM, três monitores integrantes do PELD MAUA, técnicos do PELD MAUA e do INPA, além dos tripulantes do barco e auxiliares da comunidade.
Aconteceu no PARNA JAÚ o Curso de "Fitogeografia, ecofisiologia, crescimento e manejo sustentável de florestas alagáveis Amazônicas"
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/INPA - Grupo MAUA
Avenida André Araújo, N° 2936
Aleixo, Manaus - AM CEP: 69060-001